É possível trocar o Windows pelo Linux?

O Windows é certamente o sistema operacional mais usado no mundo. E, infelizmente, esse não é um mercado muito competitivo. As únicas opções são, praticamente, o Linux e o Mac OS X.

Por que parar de usar o Windows?

Para as pessoas que estão acostumadas com o Windows, pode parecer que não existe motivo para trocar o sistema. Ainda mais que o Windows tem melhorado bastante nas últimas versões. Mas usando apenas o Windows, o usuário pode não perceber quão ruim o Windows é. Usando o Windows, estamos em um sistema inseguro, cheio de vírus, ineficiente, que vive dando problema e é muito caro. A Microsoft cria uma nova versão do Windows sem levar em consideração os computadores que já existem, o que faz com que os usuários tenham que atualizar seus computadores para usar cada nova versão lançada.

Usando o Linux é possível ter um sistema rápido e seguro, que funcione bem mesmo em um computador mais velho. As diferença em relação aos softwares não é um fator de peso (na maioria dos casos) e as vantagens de trocar o Windows pelo Linux excedem as desvantagens.

Usando o Linux

O Linux (ou melhor, GNU Linux) é um sistema operacional open-source muito eficiente, estável e seguro. Ele é organizado em distribuições (também chamadas de distros) que nada mais é do que versões diferentes lançadas por grupos de desenvolvedores diferentes.

Em especial, a distribuição Ubuntu é a que se mais destaca em relação a facilidade de uso. A cada versão o Ubuntu se torna mais agradável e fácil de usar, já que esse sempre foi o foco dessa distribuição. Na verdade, o Ubuntu é tão bom que vários amigos usam, mesmo tendo conhecimento suficiente para usar versões mais avançadas do Linux.

O Ubuntu

O Ubuntu pode ser baixado gratuitamente para ser gravado em um CD. O CD funciona tanto para fazer a instalação do sistema quanto para testar o sistema sem instalar. Basta você reiniciar o seu computador com o CD dentro e o Ubuntu será carregado. Assim você testa ele e se quiser faz a instalação, que é muito fácil de ser feita, bastando acompanhar as instruções na tela.

Softwares Alternativos

Muitos dos softwares que as pessoas estão acostumadas a usar no Windows não estão disponíveis para Linux. Mas a comunidade de desenvolvedores cria alternativas livres para esses softwares que são muito bons, algumas vezes melhores que os originais. Com o Ubuntu você poderá criar documentos de texto, planilhas e apresentações, navegar na internet e muitas outras coisas que está acostumado a fazer no Windows.

Em suma, a resposta para a pergunta do post, na minha opinião, é que sim, dá para trocar o Windows pelo Linux usando o Ubuntu. É apenas necessário um pouco de curiosidade e perseverança sempre utilizando os ótimos tutorias (em texto e vídeo) que existem na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *